julho 03, 2014

O TOQUE DE MISERICÓRDIA

         O TOQUE DE MISERICÓRDIA

        O nosso texto base está em (Mat. 8:1-4) que lemos a seguir:
       
“Descendo Ele (Jesus) do monte, seguiu-o uma grande multidão. E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra. Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho”.

        Quando Jesus Cristo desceu do monte, (V.1), na Galileia, onde ensinava as Bem-Aventuranças, aos discípulos, deparou com um leproso que se aproximou DELE e o adorou.
        Uma cena incomum, não costumeira para aqueles dias. Por que era incomum?

        1 – Primeiro - O ato de adorar, para os judeus, só era permitido ao Deus pai, o Deus soberano, o Deus criador de todas as coisas; portanto, se os líderes religiosos vissem aquela cena, fatalmente haveria duas mortes: A do leproso que adorou um homem; A de Jesus Cristo que haveria de ser incriminado como um impostor, mentiroso, acusando a Jesus Cristo de se considerar Deus, porque aceitou ser adorado. O que leva-ria a morte também.

        2 – Segundo - Era proibido, pela lei de Moisés, um leproso se aproximar de alguém como foi o caso deste leproso, proibição esta que está prescrita em (Lv. 13 e 14).
        Em (Lev. 13:45-46) diz que o(a) leproso(a) quando alguém se aproximava, ele(a) tinha que clamar: “Imundo, imundo”, ficando longe.
        O(a) leproso(a) Ficava isolado(a) fora da cidade, fora do convívio social, do convívio da família.
        O que era humilhante, constrangedor e depressivo. Na hora que mais precisava da família, era a hora que tinha que distanciar da mesma.
        Vamos nos colocar no lugar de um leproso daqueles dias e sentir na alma esse isolamento.

        Para os judeus, a lepra simbolizava o pecado, por ser nojento, contagioso, incurável, [Shedd, P. 13].
        Para o Senhor Jesus Cristo o pecado não é nojento, não é contagioso e não é incurável.
        Ele levou sobre Si os nossos pecados na cruz; levou sobre Si as nossas dores e enfermidades para que fossemos sarados, curados, é o que nos diz (Is. 53). Nada é impossível para o Senhor Jesus Cristo.
        Em [Mar. 9:23] diz: "E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê".
        O leproso, não só se aproximou de Jesus Cristo, mas O adorou, implorou e suplicou por ajuda, por socorro, [V.2]. O que de fato recebeu a cura.
        O leproso tinha a convicção, a confiança, cria que Jesus Cristo tinha, era a solução para o seu problema.
        O leproso diz ao Senhor Jesus: “se queres, podes tornar-me limpo”.

        Esta frase sugere dúvida da parte do leproso. Dúvida, não quanto à capacidade de Jesus Cristo em curar, mas quanto à vontade do Senhor Jesus em curá-lo.
        A dúvida sempre será da parte do homem, jamais da parte do Senhor Deus, do Senhor Jesus Cristo.

        Jesus Cristo não fez nenhum estardalhaço, propaganda, ritual de autopromoção, de repreendimento, Ele agiu de maneira natural; simplesmente estendeu a sua mão, tocou-o e o leproso foi curado, com O TOQUE DE MISERICÓRDIA!
        Em qual problema de nossas vidas o Senhor Jesus Cristo precisa tocar, com o seu toque de misericórdia?
        Jesus Cristo continua com a mão estendida para nós. Ele está querendo tocar em você. Em nossos problemas. Curar as nossas enfermidades, seja qual for.
        Enfermidade física. Enfermidade espiritual. Quantos que estão frios? Desanimados? Decepcionados com Pr, com os irmãos em Cristo, com a igreja, consigo mesmo!
        Porque estão com expectativas equivocadas, erradas, equivocadas. Confiam mais nos homens, nas instituições do que no Senhor Jesus. Faltam-lhes fé!
        Jesus Cristo quando deparou com o leproso, Ele já sabia que o mesmo tinha fé para ser curado.
         Quantos pastores decepcionados com suas ovelhas? Ovelhas que não amam seu Pr, não valorizam seu Pr, não respeitam seu Pr, falam mal de seu Pr, criticam o seu Pr, não ajudam o seu Pr; pelo contrária, atrapalham o seu Pr. A misericórdia passa longe na vida de muitas ovelhas dos rebanhos pastoris.
         Purificação era tudo o que o leproso queria. E purificação foi o que ele recebeu! Porque ele creu, ele foi corajoso, ele procurou a pessoa certa, Jesus Cristo. E nós queremos o que? Estamos procurando onde? Quem?
       
O TOQUE DE MISERICÓRDIA!
        A prova da misericórdia do Senhor Jesus Cristo é que Ele estendeu a mão e tocou o leproso.
        Quem tocava um leproso ficava imundo, [Lev. 15:7].
        O que não ocorreu com o Senhor Jesus Cristo, pois Ele é o Próprio Deus encarnado.
        Mediante o toque de misericórdia do Senhor Jesus Cristo, o leproso ficou curado, limpo de sua lepra, o seu maior problema físico.
        Mas creio que Jesus Cristo curou o leproso, não só fisicamente; Jesus Cristo o curou espiritualmente. Perdoando os seus pecados e o salvando da condenação eterna.
        O leproso ao ser curado ele volta ao convívio social; ao ceio da família. Era tudo o que ele queria e foi o que ele recebeu. Se o leproso recebeu o que ele queria, nós podemos receber também.
        Qual é a bênção que estamos precisando? Estamos esperando? Creia como o leproso creu! Confia como o leproso confiou! Busque o Senhor Jesus Cristo como o leproso buscou. E há de receber o Toque de Misericórdia do Senhor Jesus Cristo em sua vida. Faça isso enquanto há tempo, Amém! 

        Pr Flávio da Cunha Guimarães

        Bibliografia:
1 - Bíblia de Estudo de Genebra. São Paulo e Barueri. Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.
2 - Bíblia Vida Nova. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Editora: S. R. Edições Vida Nova, 2ª Ed. 1978, São Paulo, P.13.
3 - BOYER, Orlando S. Pequena Enciclopédia Bíblica. 7ª Ed. Editora Vida, Miami Flórida USA, 665 p.
4 - Bíblia de Promessas. Tradução João Ferreira de Almeida. RC. 2ª Edição, Co-edição JUERP e King's Cross Publicações, 2009.
5 - RIENECKER, Fritz e Cleon Rogers. Cheve Linguistica do Novo Testamento Grego. Trad. De Gordon Chown e Júlio Paulo T. Zabatiero. 1985, Ed. Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, São Paulo, 639 p.
6 - Marcelo Ribeiro de Oliveira. Bíblia Sagrada Versão Digital 6.7 Freewere, marcelo@blasterbit.com
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os seus comentários e sugestões, são importante para nós, para que possamos melhor cada vez mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...