junho 10, 2016

DERRAMAREI DO MEU ESPÍRITO

 DERRAMAREI DO MEU ESPÍRITO - Pastor Flávio da Cunha Guimarães


Um número muito grande de membros das igrejas, de um modo geral, tem dúvidas se tem o Espírito Santo fazendo morada em suas vidas. Se está cheio do Mesmo. Se está entristecendo o Espírito de Deus em seu viver.

        A partir destas dúvidas podemos dizer (1) que nem todos os membros de igrejas têm o Espírito Santo, porque muitos não tem nem a salvação. E a salvação é pré-requisito para se ter o Espírito Santo. Jesus Cristo prometeu o Espírito Santo somente para os salvos por Ele, (João 14:16-18,26; Lucas 24:49; João 15:26-27 e Efésios 1:13-14). (2) O estar cheio do Espírito Santo é um processo de buscar a vontade do Senhor para a vida do salvo. É a busca da comunhão com o Senhor e a santificação que só o Senhor pode nos dar, que proporcionará a plenitude do Espirito na vida do Crente. A prova de que alguém está cheio do Espírito Santo, não é ter dons, dons são apenas detalhes, mas o fruto do Espírito, como vemos em (Gálatas 5:22). (3) O salvo tem o Espírito Santo em sua vida, mas se vive uma vida carnal, isto é, contrariando os planos do Senhor para a sua vida, com certeza há de entristecer o Espírito em sua vida. Em permanecendo viver em pecado, poderá extingui-lo de sua vida, (Efésios 4:30 e (I Tessalonicenses 5:19).


       Todo cristão, crente e salvo pelo o Senhor Jesus Cristo, quer ter verdadeiramente, a certeza que tem o Espírito Santo dentro de si, para a sua segurança e que está dentro da vontade do Senhor para a sua vida. Que terá os dons dados pelo Espírito de Deus, (I Coríntios 12:4,9 e Hebreus 2:4), para fazer a obra do Senhor de maneira frutífera. Inclusive, a certeza da salvação que o Espirito Santo, como penhor, (II Coríntios 1:22; II Coríntios 5:5 e Efésios 1:13-14), nos garante e nos dá, confirmado também (Romanos 8:16).


      O texto de (Prov. 1:23) diz: “Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras”.


        Em primeiro lugar, o Senhor Deus faz uma recomendação quando diz: “Atentai para a minha repreensão”. Atentai significa observar, olhar, notar, preocupar-se atentamente a repreensão do Senhor. Só é repreendido pelo o Senhor Deus quem deve alguma coisa ou está errado, equivocado em alguma atitude.

        Em Segundo Lugar, o Senhor fala de "minha repreensão". Repreensão é o mesmo que censurar, admoestar de maneira enérgica. Em ouvindo e aceitando a repreensão, o Senhor Deus promete.

        Em Terceiro lugar, "derramarei abundantemente do meu Espírito". Derramar significa repartir e distribuir o Espírito de Deus sobre o ser humano.

        Em quarto lugar, "abundantemente", o que significa em grande quantidade; de maneira rica.

        Em Quinto lugar, no hebraico há um conjunto de palavras que podem ser usadas para repreender, censurar, reprovar, admoestar de maneira enérgica, corrigir e instruir para que haja mudança em conformidade com o que Deus quer, (Harris, 2008, P. 280,615 e 632), que acarreta em benefício para a pessoa repreendida que aceita a repreensão.

        O texto de Provérbios traz exatamente esta ideia. Em aceitando a instrução de Javé, há a promessa de que o Senhor derramará de maneira abundante o seu Espírito, que em outras palavras é o Espírito de Deus, que no Novo Testamento é o Espírito Santo. Que tem a função de instruir, conforme (Mat. 10:19), “Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer”. Jesus Cristo está se referindo ao Espírito Santo que seria dado como instrutor dos salvos para falar inspirados da parte do Senhor. O que confirma (Prov. 1:23), que o Espírito seria dado para a compreensão da Palavra do Senhor Deus.

        Já em (Jo. 16:8) diz que, o Espírito Santo seria dado para convencer do pecado, da justiça e do juízo, como lemos: "E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo”. O que de fato foi dado como podemos testificar em (Atos 2); e em sua descida, converteram cerca de três mil vidas, (Atos 2:41) – “De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas”.

        Atentar, prestar a atenção nas instruções do Senhor, em sua Palavra, resultará em bênçãos para as nossas vidas. É pensando na instrução do Senhor, para as nossas vidas, que buscaremos o conhecimento da Palavra para que possamos Lhe agradar.

        Concluindo:

        O enchimento de maneira abundante do Espírito Santo, se dará através do conhecer a Palavra do Senhor. Em conhecendo, fará a sua vontade. Buscará a santificação. O que levará uma comunhão íntima com o Senhor Jesus Cristo. E esse enchimento do Espírito do Senhor, a santificação, a comunhão sincera e plena com o Senhor Jesus, capacitará o cristão, o fará apto para pregar a Palavra do Senhor, testemunhar dela e de seu poder; bem como para enfrentar os endemoniados para exorcizá-los. É o que diz (Atos 1:8) "Mas recebereis a virtude (o poder sobrenatural) do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra". Somente através do poder do Espírito Santo somos capacitados. Amém! Glória a Deus!

        
Bibliografia:



1 - Bíblia de Estudo de Genebra. São Paulo e Barueri. Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.

2 - Bíblia Vida Nova. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Editora: S. R. Edições Vida Nova, 2ª Ed. 1978, São Paulo.

3 - BOYER, Orlando S. Pequena Enciclopédia Bíblica. 7ª Ed. Editora Vida, Miami Flórida USA, 665 p.


4 - Marcelo Ribeiro de Oliveira. Bíblia Sagrada Versão Digital 6.7 Freewere, marcelo@blasterbit.com

5 - HARRIS, R. Laird; Gleason L. Archer Junior e Bruce K. Waltke. Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. Tradução de Márcio Loureiro Redondo; Luiz A. T. Sayão e Carlos Osvaldo C. Pinto. 2008, Ed. Vida Nova, São Paulo, 1789 p, p. 235.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os seus comentários e sugestões, são importante para nós, para que possamos melhor cada vez mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...