Artigos

Entendemos que quanto mais liberdade há para se escolher, mais responsabilidades temos sobre as nossas escolhas. E quanto a idade, a partir de que idade podemos fazer as nossas próprias escolhas? Entendemos que as grandes escolhas e decisões na vida, passam por questionamentos e até mesmo por crises antes de efetuá-las, mas no final de tudo, saímos robustecidos e mais fortalecidos emocional e espiritualmente.

SABENDO ESCOLHER
Imagem do Google 

Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=Imagem+sabendo+escolher&newwindow=

Acessada em: 09/05/2018

A IMPOSSIBILIDADE DE ESCOLHAS 

Ao sermos gerados e até alguns anos, após o nascimento, não reunimos condições racionais e emocionais para fazermos escolhas, muito menos escolhas acertadas e que levaremos para toda a vida. Nem mesmo alguns aspectos físicos e emocionais que são-nos dados podemos escolher. Eles veem no pacote quando nascemos, por exemplo: Não pudemos escolher com que idade, se com 7, 8 ou 9 meses nascemos. Que dia e hora. Com qual personalidade e se com traumas ou não. Que nacionalidade, naturalidade, cor de pele, cabelo e os olhos. Não pudemos escolher sexo, classes sociais, nome, fator sanguíneo, em que família e se com ou sem vida. É bem verdade, que poucos sabem, que existe uma Lei, a de nº 8.069/90, que é o (ECA), a lei do Estatuto da Criança e do Adolescente, que ampara o indivíduo ao completar 18 anos, em que não gostando de o nome, pode optar por mudar o mesmo, diante daqueles nomes que os pais colocavam e ainda põem que são de machucar os corações e que servem até mesmo de bullying. Em nossos dias, já há uma conscientização maior e os próprios cartórios de registro cível, sondam sobre os nomes, sua origem e significado, pelo menos foi o que aconteceu conosco quando fomos registrar a nossa filha primogênita. É por causa desses fatores que há uma gama grande de pessoas que não se aceitam como são e vivem infelizes longos anos. Ainda bem que crescemos. E ao crescermos, vamos aprendendo a fazer as nossas escolhas. E algumas são tão corriqueiras e naturais, que não pensamos muito, nem analisamos se são boas ou más, pois elas acontecem de maneira natural e espontâneas no dia a dia. Todavia, uma das escolhas mais sábias e importantes que podemos fazer, é escolhermos não continuar infelizes, descontentes e revoltados com as escolhas que fizeram por nós, quando ainda estávamos em gestação e crianças. Podemos escolher depois de certa idade o que queremos ser, e com certeza, não queremos ser infelizes a vida toda. 

No início de nossas, vidas os nossos pais ou tutores decidiram por nós. Se certos ou errados, não cabem a nós ficarmos questionando-os e contestando-os, pois isso trará sofrimento e tristezas a eles e a nós; e não resolverá os erros que achamos que eles cometeram para conosco, visto que contestá-los e revoltarmos contra, não farão com que eles regridam no tempo, façam tudo certinhos e diferentes como nós queremos, isso não é possível e temos que entender que ninguém é perfeito. Mas com certeza, se temos ou tivemos pais responsáveis e conscientes, devemos aceitar que se eles erraram, erraram na intenção de fazer o melhor e o certo pelos filhos. Se não foi o melhor e o certo, é porque não sabiam fazer o melhor e não tinham capacidade e condições para fazê-los. E nós que já somos pais, sabemos disso. E isso é o mais importante que precisamos saber. Os pais conscientes sabem em que e quando erraram. Se culpam pelos erros e isso basta para eles! Não precisamos torturá-los com as nossas reclamações, acusações e mau humor.

Conhecemos um jovem lá no início dos anos 70, que os pais faziam as escolhas por ele até completar os seus quinze anos. Tudo o que ele produzia, era para o montante da família. Por isso, ele tinha um certo descontentamento e reclamava pelo o que recebia, dos pais, como roupa, calçado e etc; o que é até certo ponto normal, pelo fato de ser adolescente. Mas a atitude de descontentamento e de reclamações até a velhice, é um tanto anormal, e é não reconhecer a importância dos pais na vida dos filhos. Aquele jovem de 15 anos teve a liberdade financeira em que os pais colocaram-no para trabalhar por conta própria, para comprar os seus pertences pessoais, com um detalhe: tudo o que produzisse era cinquenta por cento para os pais e a outra parte era do jovem. A partir daí ele começou a fazer as próprias escolhas, porém, debaixo da supervisão dos pais, é lógico. Trabalhava em fazendo, em serviço braçal, pesado, duro que era cabo de inchada de duas libras, isso de sol a sol, sofrendo além do cansaço, as picadas de mosquitos, moscas, mutucas, formigas, maribondos e até mordida de cobra, jararaca. A situação de trabalho não devia nada ao regime de escravidão, o que durou até os vinte anos de idade. Sem estudos, visto que frequentou a escola de fazendo só até o terceiro ano do ensino fundamental. Foi aí que começou a questionar, se compensava continuarmos naquela vida ou não e a pensar em outras escolhas e possibilidades que a vida lhe oferecia. 

 A escolha ousada 

Imagem do Google

Disponível em: https://www.google.com.br/search?newwindow=1&biw=1366&bih=588&tbm=isch&sa=1&ei= 

 Acessada em: 09/05/2018 

Com vinte anos de idade aquele jovem fizera uma das escolhas mais difíceis e ousadas até então. Deixar a família, laços afetivos e ir para Colatina/ES, cidade de porte pequeno para médio, para se ter liberdade plena, o que não havia antes e fazer as escolhas próprias, certas ou erradas da vida, o que é até normal escolhas erradas, visto que ninguém só faz escolhas certas. Até porque, acertos e desacertos fazem parte da vida de todos nós. Essa escolha tinha como objetivos principais: 1 – Estudar para ser alguém com uma melhor cultura; e 2 – Conseguir trabalho mais digno. Objetivos alcançados. 

Voltando ao início do nosso artigo, em que afirmamos que há um tempo em que não temos condições, racionais e emocionais para fazermos as nossas escolhas, pois éramos crianças, do seu ponto de vista, a partir de que idade podemos fazer as nossas próprias escolhas? Os pais têm papel importante na orientação dos filhos para que os mesmos façam as escolhas certas? Até que idade os pais devem orientar os filhos nas escolhas? Quais as escolhas são de inteira responsabilidade nossa sem interferência de terceiros? Áreas de estudos? Profissão? Vida conjugal? Orientação sexual? Constituir família? (Dê seu parecer em comentário no final do post). 

Entendemos também que, quanto mais liberdade se tem para escolher, mas responsabilidades se tem sobre as escolhas, suas implicações e consequências. Há escolhas que não podemos fazê-las de maneira irresponsáveis e usando só a razão ou a emoção, mas é preciso haver uma dosagem de ambas para que haja um equilíbrio e tenhamos mais possibilidade de acertos nelas. Por outro lado, há escolhas que não devíamos fazê-las, mas fazemo-las como é o caso de enveredarmos pelo mundo dos vícios, de drogas, de violência, de criminalidade, roubos e assaltos, que mancham o caráter de qualquer cidadão. E há outras escolhas, porém, que podemos e devemos fazê-las, mas não as fazemos. Podemos escolher, por exemplo: Sermos honestos, verdadeiros, amorosos, misericordiosos, bondosos, altruístas, sensíveis, humildes e quebrantados de coração. Estudarmos, trabalharmos, ajudarmos os necessitados, perdoarmos com mais facilidade, todavia, às vezes, escolhemos exatamente o ser contrário a tudo isso. Devíamos escolher, não explorar os necessitados e indefesos, mas às vezes exploramos! Podemos, também, escolher crer em Cristo, buscarmos a realização espiritual NELE, a salvação e o perdão de Deus para as falhas e pecados, no entanto, escolhemos fazer exatamente ao contrário. 

Concluído 

Entendemos que as grandes escolhas e decisões na vida, de todos nós, passam por questionamentos e até mesmo por crises antes de efetuá-las, mas no final de tudo, saímos robustecidos e mais fortalecidos emocional e espiritualmente. Nós nascemos e fomos capacitados para fazermos as nossas escolhas. Façamos nossas escolhas de maneira sensata para que haja contentamento em seus resultados. 

Autor: Pastor Flávio da Cunha Guimarães







ATENTADO A CARAVANA DO LULA


O atentado a caravana do Lula, no Estado do Paraná, se levanta algumas suspeitas, observações e hipóteses, visto que não se sabe como aconteceu e quem fez tal atentado.


Imagem do Google

Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=Imagem+do+ônibus+do+lula&newwindow=
Acessado em: 29/03/2018.

Pelo o que temos visto e lido, desse episódio, ocorrido na última terça-feira, dia 27/03/18, fica aqui algumas observações e hipóteses para apreciação dos leitores.

Primeira observação: Não é da democracia e nem de um povo civilizado tal atitude em atacar quem quer que seja, muito menos com arma de fogo que é letal, ainda que seja um condenado em segunda instância. Ninguém pode fazer justiça com mãos próprias e vingar-se por discordar da política, das atitudes, comportamento e caráter do ex-presidente Lula. Deixemos que a justiça humana trate de julgá-lo e condená-lo, e se não o fezerem a justiça divina não falhará para com o Lula nem para com o STF.

Segunda: Já estamos vivendo um clima de guerra civil e parece que a cúpula política e as autoridades de nosso país não perceberam ou não querem enxergar tal ameaça;

Terceira: O país está rachado entre duas correntes políticas que aparecem nitidamente, a da direita em embate com a esquerda extremada e em meio a isso, há aqueles que não tem corrente política, mas apoiam a esquerda por causa do vínculo que tem com o ex-presidente Lula, votam nele porque tem a ilusão de que há de melhorar o país e têm medo de perder a bolsa família, minha casa minha vida, os pros e os contra Lula;

Quarta: O ex-presidente, sabendo disso, tem se valido e agarrado a essa e todas as possibilidades para livrar-se da cadeia através de recursos legais, mas imorais para chegar a possibilidade de uma eleição e se safar da prisão;

Quinta: O ex-presidente está rodando o país inteiro, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, e foi no interior do Paraná que a caravana sofreu o ataque, depois de passar pelo nordeste, sudeste, indo as escolas e às faculdades, não é por acaso. Tudo está muito bem esquematizado e orquestrado por ele, seus correligionários, os bem e os maus intencionados, plantando semente em que se não tiver a colheita no pleito deste ano, se caso ficar inelegível, que de fato está, a não ser que se dê um jeitinho brasileiro, o que não seria estranho isso acontecer, o será em um futuro próximo, em que terá os universitários de hoje, considerados intelectuais, agindo em seu favor e sendo cabos eleitorais, ou candidatando-se para dar continuidade a sua filosofia e política. Ele quer deixar os seus discípulos bem arregimentados;

Sexta: As leis não são iguais para todos e nem todos são iguais perante as leis. As leis são iguais para os iguais. Senão leiamos o que o Ministro do STF, Luis Roberto Barroso diz: “Nós criamos um direito penal perverso e seletivo, feito para prender menino pobre por 100 gramas de maconha e que não consegue pegar quem desvia 10 milhões”, postado em redes sociais como o WhatsApp e Facebook; e,

Sétima observação e última: O que nos parece, não podemos afirmar, visto que não temos provas cabais, por isso que são observações. Diante da temeridade do (STF) Superior Tribunal Federal, em dar a palavra final sobre o caso do ex-presidente Lula e os demais políticos envolvidos em corrupção, em dar habeas corpus a políticos já condenados e o relaxamento de penas em cumprindo em casa, parece que os senhores ministros estão comprometidos com os mesmos, sejam porque os ministros foram indicados pelos os supostos réus, sejam por comprometimentos propinatórios, ou por ameaças, sejam quais forem, não excluindo a de atentado a vida, como é o caso divulgado pela mídia, do senhor ministro Edson Fachim e sua família, relator da Lava Jato. O que nos parece é que há um comprometimento, principalmente de alguns ministros que manifestam apoio claro e explicitamente a tais políticos. Se é o caso, basta!

Assim sendo, partiremos para algumas hipóteses que podemos levantar quanto ao ataque ou atentado a caravana do ex-presidente Lula e seus aliados...

Primeira hipótese: Pessoas agindo como vândalos, apesar que esta hipótese tem dificuldades de se sustentar, visto que os autores dos disparos não tinham a intenção só de vandalismo, mas de atingirem pessoas especificas e tira-lhes a vida;

Segunda: Pessoas que não se sentem representadas pelo sistema judiciário brasileiro, o (STF) Superior Tribunal Federal, em que parece que está procrastinando diante da prisão do ex-presidente, já condenado em segunda instância e não decreta sua prisão imediata, assinalando que poderá rever decisão anterior (jurisprudência) para aliviar o candidato a réu pela Lava Jato. Os tais que não se sentem representados pelo STF querem fazer justiça por conta própria, tamanha é a decepção e a indignação. Contra tal possibilidade pesa o relatório da (PRF) Polícia Rodoviária Federal que acompanhava a caravana e em sua parada quando aconteceu o ataque, dizendo em seu relatório que nada de anormal presenciou.

Terceira: Pode ser atentado político, já que o ex-presidente, o que nos parece, angariou inimizades diante de tantas delações, acusações e ameaças feitas por ele aos declarados inimigos dito por ele, Lula.

Quarta e última hipótese: Já que a Polícia Rodoviária Federal, que escoltava a caravana, nada viu, nada percebeu de anormal e nenhuma movimentação estranha, mas o ataque existiu, pois há marcas de tiros, há de se pensar e suspeitar que pessoas da própria caravana tenham disparado contra o ônibus, forjando um atentado, para se criar tensão e uma comoção nacional a favor do ex-presidente, de que ele, coitado, é vítima em todos os sentidos, inclusive de emboscadas para tirar a sua vida. Enquanto isso, desvia-se o foco de sua condenação e julgamento de Habeas corpus, que será julgado pelo plenário do STF dia 04/04/2018 e decida a seu favor. Nesse jogo sujo da política brasileira tudo é possível!

Autor: Pastor Flávio da Cunha Guimarães







FIM DA ESCREVIDÃO RELIGIOSA

Os cristãos se libertaram do catolicismo depois da Reforma de Lutero.

Imagem do Gloogle

Disponível em://www.google.com.br/search?q=Imagem+de+lutero&newwindow=1&safe=active&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjXzeKyxJvXAhVMlJAKHdlaCfwQ_AUICigB&biw=1366&bih=637#imgrc=3Brab83eyiUAjM:
Acessada em: 31/10/2017

INTRODUÇÃO
Apesar da festa de Halloween ser muito antiga, dizem os entendidos no assunto, que é de origem Celta, todavia, não era difundida e tão conhecida mundialmente como o é em nossos dias. Os americanos se encarregaram de propagarem a festa das bruxas, e no Brasil as TVs, a principal é a Rede Globo, se encarregaram de difundir, por ser ela uma defensora do espiritismo, e as escolas de ensino fundamental, sufocando assim, um dos grandes eventos da Cristandade e da história, que é a Reforma Luterana, ou Reforma Religiosa ou ainda a Reforma Protestante, que faz aniversário de 500 anos (quinhentos anos), neste 31 de outubro de 2017. Por que a mídia em geral não dá ênfase a Reforma Protestante e sim a festa das mascaradas? Por que não dá Ibope? Por que contraria a convicção da maioria da sociedade? Por que há preconceitos em relação aos protestantes?

Objetivo da Reforma Luterana:
O mundo vivia debaixo da escravidão teológica, dogmática, religiosa e a exploração da “boa fé” da população, ditada pela Igreja Católica Apostólica Romana, ha séculos, de maneira que o povo gemia diante de tanta opressão, repressão e exploração financeira! A Igreja Católica, vendia o perdão dos pecados para os que estavam no purgatório e para os vivos também, pecados passados, presentes e ainda os que viriam cometer e praticarem futuramente. É o que diz a Tathyana Zimmermann Fernandes quando afirma: “uma vez que os clérigos corruptos passaram a cobrar uma quantia em dinheiro para conceder o perdão dos pecados, vendendo as indulgências, que seriam "papéis" ou "títulos" que, supostamente, livrariam os fiéis de seus pecados” (1). O Professor de História da Igreja Católica e Doutor em Engenharia Mecânica, Felipe Aquino, católico professo, fala sobre a indulgência da seguinte maneira: “podemos ajudá-los obtendo para eles indulgências, para libertação das penas temporais devidas por seus pecados. Pelas indulgências, os fiéis podem obter para si mesmos e também para as almas do Purgatório, a remissão das penas temporais, seqüelas dos pecados” (2). Prática essa que atingiu o auge no papado de Leão X que esteve no Vaticano de (1513 a 1521). Quem se levantasse contra as práticas absurdas do clero em protesto, era considerado inimigo de Roma, traidor, herege e rebelado contra o sistema católico, portanto, levado a juízo ao tribunal da inquisição e na maioria era pena de morte.

Quando começou?

Começou por volta do IV século d C, foi modelando, no decorrer dos séculos, ao ponto de em 1517, ano da Reforma Protestante ou Religiosa, se tornar um comércio religioso descarado, vergonhoso e escandaloso. A igreja católica vendia, desde o perdão dos pecados, pedaços de ossos de apóstolo ao melhor lugar no céu, até um lugar ao lado de Deus. Cada moeda que caia no ofertório, era uma alma que ia para o Céu. Fazia-se filas e mais filas, de fiéis, para ofertarem no cofre das indulgências. “O Livro Negro do Cristianismo”, de autoria de: Laura Malucelli, Jacopo Fo e Sérgio Tomat traz uma listra de 35 itens de pecados que poderiam comprar o perdão. A igreja católica dizia que podia comprar o perdão de qualquer tipo de pecado ou crime.

Apesar da igreja católica já ter reconhecido esses erros monstruosos, falhas, desvios teológicos, doutrinários e pedido perdão, todavia essa cultura ficou enraizada na mente da sociedade, de que ao ofertar para fins de caridade, tal prática contribui para o perdão dos pecados e a salvação do pecador, isso tanto no catolicismo, espiritismo kardecista e em meio alguns seguimentos protestantes.

Os perigos para o Cristianismo:

1 – Essa prática, do catolicismo, era um incentivo as pessoas a pecarem, de maneira premeditada, com a falsa confiança que poderiam comprar o perdão dos pecados através da igreja.

2 – A Igreja Católica arrogava e ainda arroga, para si, o direito de perdoar e de remir os pecados de seus fiéis. Portanto, se colocando no lugar de Jesus Cristo, desprezando todo o martírio e sacrifício DELE na cruz do Calvário para nos redimir de nossos erros, pecados e crimes, contrariando os ensinamentos das Escrituras que dizem que Jesus Cristo morreu para nos redimir de nossos pecados, (Lucas 1:68; Lucas 24:21 e Romanos 8:21).

3 – Se a igreja pode perdoar os pecados, Jesus Cristo não precisava morrer em uma cruz. Deus deveria ter criado a igreja e poupado o Próprio Filho da morte horrível na cruz.

4 - Essa prática feria e fere frontalmente as Escrituras, visto que as mesmas dizem que só Jesus Cristo pode perdoar pecados, (Marcos 2:5-10 e Mateus 9:6). A Bíblia diz que todos pecaram e foram destituídos da glória de Deus (Rom 3: 23). Se todos pecaram, como pode um pecador perdoar pecados de outrem? Só podemos perdoar alguém que nos prejudicou, que nos ofendeu e que nos causou males (Efésios 4:32). Jesus diz isso de maneira clara em (Mateus 18:21-22). Mas o pecado nosso, a nossa transgressão dos ensinos divinos só Deus, em Cristo, pode nos perdoar. A oração do “Pai Nosso” é clara, (Mateus 6:12,14-15). Os homens de Deus tiveram essa consciência que só Deus em Cristo pode perdoar os pecados da humanidade, (Êxodo 32:32; Atos 7: 60; Daniel 9: 19; Salmos 130: 4; I Coríntios 15: 3 e I João 1: 8).

CONCLUSÃO
Foi contra todo esse abuso religioso, que Martinho Lutero se levantou, com outros reformadores, como João Calvino, em 31 de março de 1517, iniciando-se, ali, a Reforma chamada de Protestantismo para os cativos da escravidão religiosa do clero. O protestantismo forçou o próprio catolicismo se libertar do catolicismo arcaico, opressor, clerical, preso nos templos e com práticas violentas, para um catolicismo mais moderno, mais humano, mais justo, mais do povo e para o povo. Mudou a homilia; as missas em latim para a língua de cada país; da proibição da leitura da Bíblia para a leitura da mesma; o uso dos cânticos de louvor e adoração nas missas; do catolicismo apostólico romano para também o catolicismo apostólico brasileiro; do catolicismo tradicionalista para o catolicismo pentecostal e mudou a metodologia das missas. Mas a essência que precisa mudar, essa não mudou. Continua achando que o papa não tem pecado, que ele pode perdoar pecados, que Maria pode salvar e por isso que a adoram.

Referências Bibliográficas

(1) Tathyana Zimmermann Fernandes
Extraído de: http://prof-tathy.blogspot.com.br/2009/06/indulgencia.html
Acessado em: 31/10/2017.

(2) Felipe Aquino
Extraído de: https://formacao.cancaonova.com/igreja/doutrina/indulgencias-significado-e-uso/
Acessado em: 31/10/2017.

Autor: Pastor Flávio da Cunha Guimarães







A FORÇA DO AMOR

Imagem do Google

Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=Imagem+de+casamento&newwindow=
 Acessado em: 16/02/2018

Estava assistindo um filme, parte dele: “Mundos Opostos” alguns dias atrás. Este filme fez-me pensar em que tipo de amor temos nutrido pelas pessoas amadas, ainda que o filme seja uma ficção, mas com certeza o enredo e a sua história faz a gente parar para pensar e refletir o enredo e a história de nossas vidas amorosas, casamentos e em famílias. Se o nosso amor não for capaz de unir vidas opostas, de ser uma força irresistível, ele não é capaz de unir vidas opostas. Se queremos e desejamos realmente ser felizes, precisamos de um amor muito forte em nós, capaz de atrair a pessoa amada ou amado.

O filme conta a história de amor e o romance de dois jovens que viviam em mundos opostos, em que o amarem-se, e encontrarem-se, o relacionarem-se e construírem uma família juntos era praticamente impossível. Porquê? Porque o jovem vivia em um mundo inferior e de pobreza. A jovem vivia em um mundo superior, de riquezas, de luxúria e explorador do mundo pobre. Eles portanto, eram de classes sociais desiguais, o que socialmente não eram recomendados um para o outro, é bem verdade que isso é pensamento de pessoas que põem coisas materiais acima do amor que é imaterial. Além disso, havia outras barreiras para interferirem no amor dos dois: O governo daqueles dois mundos ou planetas opostos, baixara normas, regras e proibição em que as pessoas de mundo ou planeta, não podiam se comunicar ou ter contatos e relacionamentos entre si. Mas havia também outro desafio a aquele amor quase impossível: A força gravitacional entre os dois mundos ou planetas.

Os contatos e a comunicação entre os mundos opostos só eram possíveis através da empresa TransWorld que funcionava no prédio de mesmo nome e foi através do qual que os adolescentes desobedecendo as leis, as regras e as convenções sociais, apaixonaram-se, se conheceram e apaixonaram-se um pelo o outro. Nesse entrevero, houve um acidente quase fatal, em que a jovem é dado como morta pelo amado. Ele é perseguido pela polícia de fronteira, foram separados por causa desse acidente e ficaram dez anos sem notícia um do outro e ele pensava que sua amada havia morrido no acidente, ficando assim abalado, triste e sem esperança.

Mas eis que um dia a sorte está do lado do jovem. Ele vê a sua amada na TV e descobre que ela está viva e que trabalhava na empresa que era mercenário explorando os pobres. Ele fez de tudo para trabalhar naquela empresa e conseguiu. Foi trabalhar na empresa que a sua amada trabalhava, só para reencontrá-la e reviverem o amor que fora interrompido pela tragédia.

Daí que começamos a pensar o que podemos aprender de do que houve de negativa desse amor de ficção para o nosso amor real? Aprendemos que...

1 – Em nome do amor, as pessoas em geral, adolescentes, jovens e até mesmo adultos, não levam muito em consideração as condições sociais, as diferenças raciais, culturais, religiosas, escolares, caráter e comportamentais das pessoas as quais vão se envolverem amorosamente. Namoram e casam ou vão morar juntos, achando que os sonhos a dois se concretizarão por si mesmos, que só haverá paz, harmonia e só felicidade plena! E aí se ferram!

2 – Aprendemos que em nome do amor, desobedecemos normas, regras, convenções, orientações, conselhos de pais, avós, tios, amigos, líderes religiosos, avisos do coração que indicam que aquela pessoa não é a ideal para ela e que aquele relacionamento não dará certo, e em muitos casos não dá mesmo, mas insistimos no amor e no relacionamento em que só o tempo diz que o coração estava certo!

3 – Aprendemos que em nome do amor, as pessoas desafiam o que é mais obvio e racional, não levando em consideração o preço a ser pago, a dor, o sofrimento, a tristeza, o atrapalho a vida e a realização de sonhos e as renuncias que muitas vezes é preciso fazer para viver um amor intenso.

4 –Aprendemos ainda que os acidentes no amor são inevitáveis. Mas não podemos deixar que os acidentes apaguem o amor verdadeiro e genuíno.

5 – Aprendemos por último que o amor impensado, não calculado os riscos, não racional e irresponsável, torna-se em tudo o que não foi planejado, não prevíamos e não queríamos para as nossas vidas e nem para os nossos entes queridos.

Daí que o amor que era para ser sonhos lindos, realizações grandiosas, ser vivido intensamente e felicidade plena, torna-se em pesadelo, em fracassos, em frustrações, em revolta, em ódio, em feridas incuráveis, em casos de mortes e em tragédia, às vezes. Porque? Porque faltou um o amor racional e sobrou o amor teimoso e irracional.

No amor ficção do filme, havia tudo para não amarem, não vingar o amor das personagens: Condições sociais desiguais, gravidade, distantes em planetas diferentes, proibições, tragédia e dez anos sem notícias um do outro. Mas nada disso foi suficiente para apagar aquele amor intenso, apaixonante e verdadeiro.

Trazendo esse amor da ficção para a vida real: O que podemos aprender de maneira positiva desse amor fictício? Aprendemos que...

1 – O amor verdadeiro tem uma força poderosa para unir mundos opostos, culturas opostas, condições sociais opostas, vidas opostas. O amor verdadeiro tem o poder para vencer quaisquer barreiras. Se nós não temos vencido as barreiras é porque o nosso amor não é tão grande, verdadeiro, sacrificial e especial.

2 – Quando há o amor verdadeiro e é correspondido, nada separa as pessoas amadas. Nem a gravidade, a pobreza, a riqueza; nem a desigualdade social, a idade, acidentes, os anos distantes, a distância geográfica, as convenções sociais, proibições e as tragédias que abatem sobre o amor. Nada, mas nada mesmo é capaz de destruir o amor! I Cor. 13:8ª.

3 – Aprendemos que quando o amor é intenso e verdadeiro, ele torna-se mágico, um ímã, inseparável e atraente.

Voltando a ficção, as pessoas amadas ali, ainda tiveram tempo de recuperar o amor e a pessoa amada, o que nem sempre acontece na vida real. O que nos deve fazer pensar se eu, você e nós teremos tempo de reconquistarmos o amor interrompido e a pessoa amada que está por alguma razão machucada, ferida e desolada?

Se é que posso dar um conselho, darei o seguinte: Não espere tudo de bom que foi construído pelo amor, ser destruído por imaturidade, atitudes impensadas e criancice acabarem com o amor que tinha tudo para ser lindo, maravilhoso e dar certo, para depois ajuntar os casos que sobraram e querer reconstruir o que não é mais reconstrutivo. Ainda é tempo de pedir perdão, dizer a pessoa amada que está arrependido(a) e recomeçar o que foi interrompido por causa da ignorância, do orgulho e cabeça dura.

Imagem do Google

Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=Imagem+de+pessoas+correndo+para+a+outra&newwindow
Acessado em em: 27/02/2018
Se isso está acontecendo com você, decide logo e agora, a reconstruir o seu amor antes que seja tarde demais! Vá correndo! Não importa o que abateu sobre você e seu amor, que tipo de tragédia aconteceu, o mais importante é reconhecer que precisa reconstruir, recuperar e viver intensamente esse amor lindo, construtivo e maravilhoso que há dentro de você. Vai lá e diga o quanto a ama o ama, a não ser que a pessoa amada já está casada; neste caso não é aconselhável procurar só para consertar um erro seu, um amor não assumido!

Autor: Pastor Flávio da Cunha Guimarães









DESVIO DO CATOLICISMO

Alguns motivos o porquê da Reforma Protestante em Martinho Lutero e o porquê discordamos do romanismo diante da apostasia da Igreja Católica Apostólica Romana...

1 - O CLERO CATÓLICO INSTITUIU AS PRECES PARA OS MORTOS E O SINAL DA CRUZ, para induzir os fiéis a crerem que ainda que morra sem salvação, há uma chance de sair do purgatória e ir para o Céu. Ambos os dogmas surgiram nos anos 300 a 310 d C, o que é estranho aos ensinamentos bíblicos, senão vejamos. A Bíblia proíbe qualquer atividade voltada para os mortos, e é clara em afirmar que morreu, selou-se o destino final, (Ex. 22:18; Lev. 19:31; 20:27 e Deut. 18:9-12 e Luc. 16:19-31). A Bíblia não fala de sinal da cruz, Paulo fala das marcas de Cristo em seu corpo porque sofreu por causa do nome do Senhor, (Gal. 6:17) e não sinal da cruz.

2 - O CLERO CATÓLICO INSTITUIU O USO DAS VELAS EM 320 d C, POIS CREEM QUE É PARA ILUMINAR O CAMINHO DO ESPÍRITO ATÉ O SEU DESTINO FINAL. A Bíblia diz que Jesus Cristo é a luz do mundo (Luc. 2:32; Jo. 1:4; 3:19; 12:35 e Ap. 21:23). Quem tem Jesus Cristo como a luz de sua vida enquanto aqui vive, ao morrer não precisará de luz de velas para chegar a eternidade, portanto, dispensa as velas. Afinal, quem lucra com a venda das velas queimadas nos templos, cemitérios e em outros lugares que nada podem fazer pelos mortos salvos ou não salvos?

3 - O CLERO CATÓLICO INSTITUIU O CULTO AOS SANTOS A PARTIR DE 375 d C. Cultos aos santos que é idolatria. Idolatria é abominação ao Senhor (Deut. 7:25-26; 27:15 e Isaías 44:13-19). Só presta culto a santos os ignorantes, os sem conhecimento bíblico ou se fecharem os olhos para os seguintes textos bíblicos: (Êxodo 20:3-6) o que a Igreja Católica Apostólica Romana extrai de seu catecismo. (Êxodo 34:17; Deut. 4:16,23 e 5:8-9) que proíbe o fazer imagem... (Deut. 27:15) diz que quem faz imagem e se dobra diante dela para reverenciá-la é maldito. Daí que no Novo Testamento, o Apóstolo Paulo esclarece em (I Cor. 10:20) que os cultos aos santos nada mais é do que culto aos demônios. Em (I Cor. 10:14) Paulo recomenda para fugir da idolatria, bem como João, em (I Jo. 5:21) para se guardar da idolatria, pois é obra da carne conforme (Gal. 5:20). O pior de tudo é que os idólatras não herdarão o reino de Deus, (I Cor. 6:9-10 e Apoc. 21:8). Nota de esclarecimento: Idolatria não é só se curvar diante de uma imagem chamada de santo, é também reverenciar as novelas, o futebol, o carro, o estudo, a vaidade de se achar justo de tal maneira que merece ser salvo e etc.

4 - O CLERO CATÓLICO INSTITUIU A MISSA: Celebrada diariamente, adotada em 394 d C que para o catolicismo é a repetição do sacrifício de Cristo na cruz em nosso favor e a favor dos mortos não salvos, o que contraria o que a Bíblia diz em (Hebreus 7:26-27; 9:28; 10:12). Não é preciso repetir o sacrifício de Cristo. Ele ofereceu-se na cruz uma só vez e para sempre.

5 - O CLERO CATÓLICO INSTITUIU O CULTO A VIRGEM MARIA EM 431 d C. O que foi dito acima e os textos sobre idolatria se aplicam a Maria também. Mas dê uma lida em (Apoc. 5:2-9) "E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. 4 E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele. E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos. E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra. E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono. E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação". Se Maria pudesse alguma coisa, a revelação em Apocalipses diria que é ela quem abrirá o livro da vida. Mas foi revelado que é Jesus quem abrirá o livro da vida.

6 - O CLERO CATÓLICO INSTITUIU O USO DA BATINA SACERDOTAL EM 500 d C, que nada mais é do que as vestes do sacerdócio do Antigo testamento (Êxodo 39:1-32). O Catolicismo é uma mistura de Judaísmo, de Paganismo, de Candomblé e espiritismo kardecista, de religião de mistério com pouca coisa de Cristianismo.


 7 - O CLERO CATÓLICO CRIOU A DOUTRINA DO PURGATÓRIO EM 503 d C. A Bíblia não fala de purgatório nos textos inspirados por Deus e aceitos pelos os judeus e a Igreja Cristã Primitiva, mas somente nos textos históricos que chamamos de "Livros Apócrifos", como I e II Macabeus que a Igreja Católica Apostólica Romana incluiu em suas versões como forma de combater a Reforma Protestante, em que chamamos de "Contra Reforma", no ano 1546, para a partir daí dizer que a Bíblia dos protestantes era falsa.

8 - O PAPA BONIFÁCIO III SE DECLAROU BISPO UNIVERSAL EM 606 d C. O que se pretendia? Pretendia ser autoridade espiritual sobre todas as igrejas, inclusive sobre o Cristianismo ortodoxo em que já havia se dividido em Igreja Católica Apostólica Romana e Cristianismo Ortodoxo que o centro era em Constantenopla, hoje Istambul na Turquia.

9 - O CLERO CATÓLICO INSTITUIU A OBRIGATORIEDADE DE SE BEIJAR OS PÉS DO BISPO UNIVERSAL EM 609 d C. Nada mais que o gesto de submissão e obediência diante da prepotência de um pecador querendo o ego massageado.

10 - O CLERO CATÓLICO INSTITUIU, A PARTIR DE 754 d C, O PODER TEMPORAL DA IGREJA. O que é Poder Temporal da Igreja? Chama-se por poder temporal a influência e a autoridade do papa sobre os governos político, as nações e as pessoas, o poder do Vaticano, através do Papa, em contraste com o poder espiritual que tem sobre a Igreja Católica. Esse poder é chamado também de poder eterno. Este poder ou atividade permitiu o autogoverno dos Estados Pontifícios, que atualmente se limitam ao Estado do Vaticano. No seu apogeu, os Estados Pontifícios tornaram-se um Estado com a sua própria moeda e legislatura, em pé de igualdade com qualquer outra nação da Europa. A chamada 'teocracia'. Lá pelos anos 800, a Igreja Católica começou a implementar uma política internacional de poder temporal sobre as nações e cobrando lealdade a elas, com ameaças a reis e governantes de excomungarem em não submetendo-se a sua autoridade papal. Além da autoridade religiosa, o papa arrogava para si o poder advindo da riqueza que acumulara com as grandes doações de terras feitas pelos fiéis em troca da possível recompensa do céu. Atos nada mais do que interesses políticos avareza. O Vaticano é um pequeno estado dentro da cidade de Roma, tamanha é a politicagem da igreja.

11 - O CLERO CATÓLICO INSTITUIU EM 783 d C A ADORAÇÃO AS IMAGENS E RELÍQUIAS. O que foi dito sobre idolatria acima se aplica aqui também. O que o Senhor Jesus Cristo a chama de Prostituta das nações em (Apoc. 18:1-18). O texto referido descreve a igreja católica romana e sua história no decorrer dos séculos, o seu envolvimento político, a cidade sede que é Roma em que tem sete montes e que prostituiu as nações espiritualmente com sua idolatria.

12 – O CLERO CATÓLICO INSTITUIU EM 850 d C A ÁGUA BENTA
A sua observância já via sendo praticada antes, mas foi Santo Alexandre que governou a Igreja do ano 121 até 132 d C quem mandou usar o sal na bênção da água. Prática que vinha sendo usada, mas não oficializada, o que aconteceu em 850, quando Instituiu o Uso da Água Benta (benzida). Acreditando-se que tem poder de curar enfermos e afastar os demônios. Práticas e crenças estranhas ao que a Bíblia ensina, pois a Bíblia relata que as curas sobrenaturais foram ação direta de Deus no homem e o exorcismo só tem poder de fazê-lo aqueles que já foram lavados pelo sangue de Cristo, são salvos, tem uma vida pautada dentro da Palavra de Deus e está cheio do poder do Espírito Santo. A Bíblia em (Marcos 3:15) diz: "E para que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios". Quem tem Cristo em sua vida não precisa de água benta, é o que nos diz I João 4:4.

13 - O CLERO CATÓLICO INSTITUIU EM 890 d C O CULTO A SÃO JOSÉ: O santo padroeiro (patrono) da Igreja Católica. O que foi dito sobre idolatria acima se aplica aqui também. É lamentável as pessoas serem enganadas como são. O patrono da igreja tem que ser Jesus Cristo que é o fundador da igreja conforme (Mat. 16:15-18; Atos 4:11; Ef. 1:22; 4:15; 5:23; Col. 1:18 e 2:10) e morreu para nos salvar.

14 - O CLERO CATÓLICO INSTITUIU A CANONIZAÇÃO DOS SANTOS
Isso se deus através do Papa João XV que esteve no poder papal de 985-996, em 993 d C, realizou a primeira canonização formal. O primeiro santo canonizado foi Santo Ulrico, Bispo de Augsburgo (Baviera), falecido em 973. Uma aberração! Falta dia para tantos santos. Concorrem dois ou mais santos no mesmo dia. Prática essa estranha ao que a Bíblia ensina. Ela chama de santos todos os que foram lavados pelo sangue do cordeiro, (Col. 1:22; Heb. 10:29; I Tes. 3:13 e II Tes. 1:10), mas a Bíblia não fala que ao morrerem vão interceder, abençoar ou oferecer mérito a alguém.

15 - O CLERO CATÓLICO INSTITUIU EM 1.003 O "Dia dos Fiéis Defuntos, Dia de Finados ou Dia dos Mortos" para rezar por eles e sua salvação. Desde o século Primeiro de Cristianismo, essa prática estranha começou e perdurou até ser oficializada. Visitavam os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezarem pelos que morreram sem martírio, pois a ideia era que só os mártires é que estava salvos. No quarto século já encontravam a Memória dos Mortos na celebração da missa. A partir do quinto século a Igreja passou a dedicar um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigaram os fiéis a dedicar um dia por ano para interceder pelos mortos. E desde o século XIII, esse dia anual para interceder por todos os mortos, é o dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração. Essa doutrina católica e estranha a Bíblia, evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição, nos livros apócrifos como Tobias 12,12; II Macabeus 12,43-46, e se valem da história da igreja e sua prática de quase dois mil anos. Um tremendo engano para os fiéis. De nada adianta ir visitar entes queridos, acender velas, levar comida, flores ou rezar a eles ou por eles. Prática essa que contraria a Bíblia em (Heb. 9:27-28). Os textos de Jó e Mateus citados acima foram tirados de seu contexto que de maneira nenhuma dão base para tal prática. Os textos de Tobias e II Macabeus não são reconhecidos pelos judeus, pela igreja primitiva e nem pelos protestantes como inspirados. Portanto, não há base para o rezar pelos mortos.

16 - O CLERO CATÓLICO INSTITUIU EM 1.008 ANULAÇÃO DE MATRIMÔNIO: O Papa Pio X anulou qualquer matrimônio efetuado sem o sacerdote da Igreja Romana. A Igreja Católica se colocava acima de qualquer autoridade humana ou institucional. Aqui entra a questão do poder temporal da igreja citado acima. O papa se considerava e ainda se considera deus na terra. Aliás, o que está escrito no kipar do papa significa exatamente isso: VICÁRIUS FILLII DEI, em latim quer dizer: (No lugar do Filho de Deus). Isso é uma blasfêmia, pois quem está no lugar de Jesus Cristo é o Espírito Santo, senão vejamos o que os texto bíblicos dizem: (João 14:16-18; Mateus 28:19; Lucas 24:49; Atos 1:8; Atos 2:1-4; Apocalipse 13:1,5-6; 17:1-5).

17 - O CLERO CATÓLICO EM 1.074 DECRETOU O DOGMA DO CELIBATO SACERDOTAL. A bíblia não proíbe o casamento entre sexos heterogêneos, isso é coisa da Igreja Católica, do homem sem a inspiração do Senhor, pelo contrário, a Bíblia recomenda o casamento, (Gen. 2:18; I Cor. 7:3,5,9).

https://www.youtube.com/watch?v=9X3tyHA5_1Q

18 - O CLERO CATÓLICO EM 1.076 INSTITUIU O DOGMA DA “INFALIBILIDADE DA IGREJA”. A infalibilidade papal é a doutrina católica que afirma que o Papa em comunhão com o Sagrado Magistério, quando delibera e define (clarifica) em solenidade sobre matéria de fé ou moral (os costumes), ele está ex-cathedra. Isso significa que ele está sempre correto. Acreditam que na clarificação solene e definitiva destas matérias, o Papa goza de assistência sobrenatural do Espírito Santo, que o preserva de todo o erro, será?  Para a igreja Católica Romana, um dogma é uma verdade absoluta, definitiva, imutável, infalível, inquestionável e absolutamente segura sobre a qual não se pode pairar nenhuma dúvida. Uma vez proclamado solenemente, nenhum dogma pode ser revogado ou negado, nem mesmo pelo Papa ou por decisão conciliar. Por isso que, os dogmas constituem a base inalterável de toda a Doutrina católica e todos os católicos são obrigados a aderirem, aceitarem e acreditarem nos dogmas de uma maneira irrevogável. Quantas barbaridades a Igreja Católica cometeu nos séculos de Cristianismo?! Perseguições, Cruzadas, "santa inquisição" e etc. Se a igreja não falhasse, o papa João Paulo II não teria pedido perdão por crimes que a igreja cometeu no passado! E se cometeu no passado, quem garente que ainda não comete nos dias atuais! E, por último o Pala Francisco. Veja o vídeo.
Extraído do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=9X3tyHA5_1Q, em 26/04/2016

19 - O CLERO CATÓLICO INVENTOU O ROSÁRIO.
O rosário é a oração que surge aproximadamente no ano 800 d C à sombra dos mosteiros, como "Saltério" dos leigos. Dado que os monges rezavam os salmos (150), os leigos, que em sua maioria não sabiam ler, aprenderam a rezar 150 Pai Nossos. Com o passar do tempo, se formaram outros três saltérios com 150 Ave Marias, 150 louvores em honra a Jesus e 150 louvores em honra a Maria. Segundo uma tradição a Igreja católica recebeu o Rosário em sua forma atual em 1206 quando a Virgem Maria apareceu a São Domingos Gusmão e o entregou como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores daquele tempo. Desde então sua devoção se propagou rapidamente em todo o mundo com incríveis e milagrosos resultados, será? Desvios esses porque desviaram da Palavra de Deus e de Cristo, que é o cabeça da Igreja, o que Paulo fala de maneira clara em Colossenses 2:18-23.

20 - O CLERO CATÓLICO, EM 1.184, INSTITUIU A “SANTA INQUISIÇÃO”.
A santa inquisição foi instituída pela igreja católica para cassar os bruxos, isto é, aqueles que se opunham aos dogmas, doutrinas e práticas da igreja. Eram considerados hereges e inimigos da igreja e do papa. O termo Inquisição refere-se a várias instituições dedicadas à repressão de heresia no seio da Igreja Católica. A Inquisição medieval, da qual derivam todas as demais, foi fundada em 1184 e daí vieram as etapas se prolongou por séculos chegando até 1965 em alguns países e ramificações dessa maldita inquisição. Como chamar de "Santa Inquisição" um movimento que tinha a intenção de perseguir e matar, como matou, milhares na Europa e chegando as Américas em nome de Deus e da Religião? Na verdade os líderes católicos nutriam um ódio contra os Muçulmanos e quem contrariava, protestava contra os desvios da Igreja Católica. A figura não é fictícia.


21 - O CLERO CATÓLICO, EM 1.190, INSTITUIU A VENDA DE INDULGÊNCIAS.
Indulgência nada mais era do que a venda de bênçãos, de perdão de pecados e a salvação, baseada em práticas que vinha desde o III, quando autoridades eclesiásticas concediam aos cristãos as indulgências para reduzir as penitências muito longas e severas, as orações, esmolas e jejuns. Até o século X as indulgências consistiam em donativos piedosos, peregrinações e outras boas obras. Em seguida, no século XI e XII, o reconhecimento do valor destas obras começaram a associar-se não tanto com a penitência canônica, mas com remissão da pena temporal devida ao pecado. Em 1300 o Papa Bonifácio VIII institui o primeiro jubileu cristão por meio da bula Antiquorum fide relatio, que concedeu uma indulgência extraordinária e plenária aos fiéis que fizessem uma peregrinação a Roma, ao túmulo de São Pedro. Descambando para abusos de perseguições, violência e mortes brutais. O que levou afirmarem na época que "Assim que uma moeda tilinta no cofre, uma alma saia do purgatório". Foi contra esse abuso surgiu a Reforma Protestante com Martinho Lutero e outros reformadores com Calvino. Em 1517 o Papa Leão X ofereceu indulgências para aqueles que dessem esmolas para reconstruir a Basílica de São Pedro em Roma. A indulgência foi uma tremenda exploração da inocência, do desconhecimento, da ignorância e a fé dos fiéis com um desejo muito grande de enriquecimento e de poder da parte dos papas.

22 - O CLERO CATÓLICO, EM 1.200, SUBSTITUIU O PÃO DA CEIA PELA HÓSTIA.
Participar da hóstia é participar em um dos sete sacramento da igreja. A ceia do Senhor foi celebrada na forma original por doze séculos, mas no ano de 1200 d C o romanismo substituiu o pão sem fermento pela “hóstia sagrada”. No Concílio de Latrão, em Roma em 1215-1216, o papa Inocêncio III distorceu as palavras figurativas de Cristo: “Isto é o meu corpo e isto é o meu sangue”, criando o dogma da Transubstanciação. No Concílio de Constança que ocorreu em 1414-1415, o papa João XXIII, retirou o vinho da cerimônia e as igrejas passaram a servir aos fiéis somente a hóstia, contrariando claramente a ordenança bíblica e o costume da igreja pós-apostólica de ministrar a ceia sob os dois elementos, pão e vinho, como se percebe ao analisar os documentos patrísticos do primeiro século da era cristã. O Concílio de Trento, 1545-1563, em 1551, o papa deu o golpe final contra a Ceia do Senhor, declarando aprovado o dogma da Transubstanciação. Quando Jesus serviu а Ceia, serviu pão e vinha a todos os discípulos, é o que consta em Mat. 26:17-30, o padre não serve o vinho aos fiéis, serve só a hóstia e só ele toma o vinho, quando na verdade Jesus Cristo serviu aos discípulos o pão e o vinho.

23 - O CLERO CATÓLICO, EM 1.215, CRIOU A CONFISSÃO AURICULAR.
Até então se fazia confissão ao Senhor e essa era a compreensão dos judeus, Mat. 9:1-6 e Mar. 2:7. À proporção que o poder foi subindo a cabeça dos papas, eles quiseram assumir o lugar de Jesus Cristo. Daí que Leonardo Boff foi banido da Igreja Católica porque questionou esse "poder" com a seguinte frase: "Todo poder absoluto se corrompe absolutamente". Lugar de Cristo esse que mais à frente trataremos.

24 - O CLERO CATÓLICO, EM 1.215, CRIOU O DOGMA DA TRANSUBSTANCIAÇÃO.
A origem da hóstia. A palavra hóstia vem do latim hóstia – vítima, e significa vítima oferecida em sacrifício para uma divindade e que é consagrada, isto é, transformada em carne de Cristo verdadeira, será! Em 1215, no IV Concílio Laterano, foi estabelecido o dogma da transubstanciação, que afirma que o pão e o vinho da comunhão não somente simbolizam, mas milagrosamente se transformam no corpo e no sangue de Cristo. Esta doutrina, associada a outras medidas discriminatórias contra os judeus, tornou-se fonte de antissemitismo cristão. Destacam-se duas calúnias: 1 – Profanação da hóstia: Durante muito tempo, circularam acusações de que a hóstia era profanada pelos judeus, que tentavam roubá-la para esfaqueá-la, atormentá-la e queimá-la numa tentativa de “recrucificar” Jesus. Muitas estórias circulavam para ilustrar. Em 1298, a acusação de profanação da hóstia fez com que toda a população judaica de Röttingen fosse queimada, seguindo-se um massacre dos judeus por toda a Alemanha e na Áustria. 100.000 pessoas foram assassinadas e em torno de 140 comunidades judaicas dizimadas. Em Praga, em 1389, um sacerdote carregando uma hóstia foi acidentalmente salpicado de areia por algumas crianças judias que brincavam. Em consequência disto, 3.000 judeus foram massacrados. 2 – Libelo de Sangue: afirma que judeus matavam cristãos para obter sangue para a Pascoa e outros rituais. Entre 1880 e 1945, o libelo de sangue espalhou-se largamente no centro da Europa Oriental. O jornal nazista Der Stürmer apresentava regularmente figuras de rabinos chupando o sangue de crianças alemãs. E a calúnia persiste, travestida, principalmente na mídia muçulmana extremista anti-israelense… O aparecimento de tais doutrinas mostra uma completa ignorância do estilo de vida do povo judeu, bem como uma falta de diálogo e relacionamento cristão-judaico. A própria Igreja Católica só o declarou falso depois da década de 1960. Parece absurdo que tal coisa ainda aconteça nos dias de hoje, mas o antissemitismo não morre facilmente... Entre os que comemoravam Pessach escondidos, buscando driblar a Inquisição, e os que abrem as portas de suas casas no Seder, tanto para que entre o que tem fome como para se verifique que não há sangue no ritual nem carne de criancinha cristã, seguimos celebrando a liberdade e esperando por maior tolerância entre os homens de boa vontade. Mais que tolerância – aceitação”. Autor: INÁCIO STEINHARDT.
Acessado em: 26/05/2016.
Esse é fundo histórico para surgir o nazismo e a intenção de dizimar os judeus da Europa.

25 - O CLERO CATÓLICO, EM 16 DE JULHO DE 1.251, INVENTARAM O ESCAPULÁRIO.
O que é escapulário? Nada mais do que duas tiras de pano sobre os ombros que os líderes católicos usam. Uma do Sagrado Coração de Jesus Cristo e outra de Nossa Senhora, e com o significado de "proteção" física e espiritual que foram estendidas à Igreja Universal no ano de 1726, pelo papa Bento XIII. E para que serve? Servem para a proteção física e espiritual que para os católicos, simboliza um ato de devoção à Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo. A proteção não vem de Jesus em pessoa, mas de símbolos. Isso está muito longe do que a Bíblia ensina.

26 - O CLERO CATÓLICO, EM 1.220, PASSOU A ADORAR A HÓSTIA. Dispensa comentário, pois faz parte dos sete sacramentos.

27 - O CLERO CATÓLICO, EM 1.229 INSTITUIU A PROIBIÇÃO A LEITURA DA BÍBLIA.
A proibição tinha como objetivo não serem incomodados pelos fiéis que checavam as práticas com os ensinamentos da Palavra de Deus. veja o que o italiano Giovanni Maria del Monte, eleito Papa no ano de 1550, que assumiu o nome de Júlio III, ressuscitou o clássico e famoso Concílio de Trento, em 01/05/1551, escolhendo novos bispos alemães, com a intenção de instalar uma reforma na Igreja Católica antes do protestantismo ganhar toda a Europa para Cristo, o que é chamado de Contrarreforma. A proibição era necessária ou uma mudança da igreja romana para a prática dos ensinamentos do Senhor. Do contrário os questionamentos aos líderes da igreja romana continuariam. A Bíblia foi caçada, perseguida, queimada em praças públicas e jogadas no oceano atlântico, mas sendo ela a Palavra de Deus, sobreviveu a todas as atrocidades e aí está para ser examinada, vivida e praticada.

28 - O CLERO CATÓLICO, EM 1.295, ESTABELECEU O USO DAS CAMPAINHAS NA MISSA. Qual a razão para isso? As missas eram rezadas em latim, em que os fiéis não entendiam e o padre a celebrava de costas para o povo, enquanto este rezava o rosário. No momento da eucaristia se tocava a campainha para o silêncio do povo.

29 - O CLERO CATÓLICO, EM 1.317, INSTITUIU A REZA DE “AVE MARIA”. Como surgiu a reza “Ave Maria”? A palavra Ave era uma saudação dos romanos ao seu imperador nas arenas. Quando o anjo saudou Maria: Salve em Lucas 1:28. Nessa reza João XXII misturou doutrina espírita com textos bíblicos para confundir, pois a expressão ‘Rogai por nós agora e na hora da nossa morte’ é estranha ao Cristianismo e a Bíblia. Os cristãos jamais apelaram para os mortos, mesmo que tenham sido santos! Essa frase foi introduzida na reza, maliciosamente, pois sugere Maria como Mediadora, contrariando as Escrituras Sagradas que dizem: 'Só há um Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo!’ I Tim. 2:5. Cristo não ensinou rezas, ensinou orações. Rezar é repetir textos decorados, usando o rosário como instrumento de repetição. Ele disse: ‘Ao orar não useis de vãs repetições, pois não é por muito falar que se é ouvido’, Mat.6:7. A reza é uma coisa monótona, repetitiva, vazia e sem sinceridade para muitos. A Bíblia não fala de reza a Maria, mas de oração a Deus-Pai através do Filho, João 14:13-14; 15:16 e Mat. 21:22.

30 - O CLERO CATÓLICO, EM 1.415, ELIMINA O VINHO AO POVO NA COMUNHÃO.
Já foi dito acima sobre o pão, a hóstia e o vinho. Se Jesus que é o Senhor da Ceia deu o cálice aos discípulos, por que a igreja católica proibiu os fiéis de tomarem?

31 - O CLERO CATÓLICO, EM 1.545, ESTABELECEU A DOUTRINA QUE EQUIPARA A TRADIÇÃO, A HISTÓRIA DA IGREJA, A BÍBLIA.
Isso é uma aberração. É simplesmente menosprezar a Bíblia. Está contrariando o que o Senhor Jesus Cristo diz em Apoc. 22:18-19; Heb. 1:1 e II Pedro 1:20-21, o que a história da Igreja Católica não o é.

32 - O CLERO CATÓLICO, EM 1.546, ACRESCENTOU OS LIVROS E CAPÍTULOS APÓCRIFOS NAS VERSÕES DAS BÍBLIAS CATÓLICOS.
Foram aprovados pela Igreja Romana em 18 de abril de 1546, e passaram a fazer parte da Bíblia editada pela referida denominação para combater a Reforma Protestante com a "Contra Reforma Católica", para alegar que a Bíblia dos protestantes não era verdadeira. Os livros Apócrifos são: Baruque, Eclesiástico, Judite, 1 Macabeu e 2 Macabeu, Sabedoria de Salomão, Tobias. Segue os acréscimos ao livro de Ester, de 10:4 – 16:24; Cântico dos três Santos Filhos (acréscimo ao livro de Daniel, de 3:24-90; História de Suzana, acréscimo ao livro de Daniel, cap.13; Bel e o Dragão, acréscimo ao livro de Daniel, cap. 14. Porque são chamados de Apócrifos? Apócrifo, do grego apókripho, significa oculto e escondido, no sentido religioso e que diz respeito aos livros não genuínos e reconhecidos como inspirados pelo o Senhor quer pela comunidade judaica, a igreja primitiva e cristã-evangélica. São chamados de livros não canônicos, mas espúrios e não reconhecidos como inspiração divina. Os livros apócrifos foram escritos nos 400 anos do Período Interbíblico, isto é, entre Malaquias e Mateus, ou entre o Antigo e o Novo Testamento, época de ausência total da revelação divina. Este é o principal motivo para excluir-lhes a canonicidade, além do fato de não terem sido mencionados em outros livros reconhecidamente divinos. Autor:  Pr Airton Evangelista da Costa. Disponível em: (http://www.estudosgospel.com.br/a-biblia-responde/bibliologia/quais-sao-os-livros-apocrifos.html), Acessado em: 30.04.2011.

33 - O CLERO CATÓLICO ATRAVÉS DE CONCÍLIOS ESTABELECEU A DOUTRINA DO PURGATÓRIO.
A doutrina do purgatório fora estabelecida pelo Segundo Concílio de Lyon, 1274; o Concílio de Florença, 1438-1445, e o Concílio de Trento, 1545-1563. A doutrina católica afirma que o Purgatório é a condição e o processo de purificação ou castigo temporário em que as almas daqueles que morrem em estado de graça são preparadas para o Reino dos céus. Citação acima. Como podemos ver, foi após a Reforma Protestante que é chamada de Contra Reforma. Essa doutrina é estranha e contraria todos os ensinamentos de Jesus Cristo e da Bíblia sobre a vida após a morte, o que resumiremos em apenas um texto que está em Luc. 16:19-31.

34 - O CLERO CATÓLICO, EM 1.854, INVENTOU O DOGMA DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA. Em 8 de dezembro de 1854, definiu-se o dogma da Imaculada Conceição pelo Papa Pio IX. Desde bem no início do cristianismo líderes católicos defenderam a Imaculada Conceição da Virgem Maria.  Isso o fizeram por desconhecerem a Palavra de Deus, por ignorância e intencional mesmo. A Palavra de Deus é clara quanto a Maria, mãe de Jesus, ter uma vida sexual normal e ser mãe de vários filhos. Senão vejamos os textos que falam por si, Mat. 12:46-47; 13:55-56; Mar. 6:3; Jo. 2:12 e Gal. 1:19. Para esses textos os líderes católicos dão a explicação que é o costume oriental de chamar os parentes de irmãos, mas os textos dão até os nomes dos irmãos de Jesus. Se o argumento textual não é suficiente, vamos para o argumento gramatical, todas as vezes que a Bíblia se refere a Jesus Cristo como filho de Maria, ela usa a palavra "Primogênito", primeiro filho de vários outros, Mat. 1:25; Luc. 2:7. Mas todas es vezes que se refere ao filho de Deus, ela usa a palavra "Unigênito" Único filho, e João 1:14; 1:18; 3:16 3:18 e I João 4:9. Será que isso não é claro e bastante?

35 - O CLERO CATÓLICO, EM 1.870, CRIARA O DOGMA DA INFALIBILIDADE PAPAL.
Uma tremenda heresia. Querem afirmar que o papa não falha, não peca, não erra e tudo o que diz é a mais pura verdade, logo, pode perdoar pecados. Mas uma vez desconhecem a Bíblia, pois a mesma diz em Ecles. 7:20; Rom. 3:23; 11:32; Gal. 3:22 e I João 1:8-10 que todos pecaram, e destituídos estão da glória de Deus, não há um justo se quer e que só o sangue de Jesus Cristo que pode nos purificar de todos os pecados. A única exceção é Jesus Cristo que não tem pecados, por isso que é o nosso salvador. Maria, mãe de Jesus precisou dele para ser salva. Os papas todos são pecadores, precisam do perdão e da salvação em Jesus Cristo.

 36 - O CLERO CATÓLICO, EM 1.950, INVENTOU O DOGMA DA PRESENÇA REAL E CORPORAL DE MARIA NO CÉU.
A isso se chama de ascensão de Maria. Uma tremenda mentira em que os fiéis acreditam, pois não há nenhum relato bíblico sobre Maria indo para o Céu, mas sobre Jesus Cristo, sim, o que foi ao céu interceder por nós, João 14:1-6; Atos 1: 9-11. Eu creio que Maria está salva por crer em Jesus Cristo, seu filho, mas só o seu espírito está no céu aguardando a ressurreição na volta de Jesus Cristo.

37 - EM 2011; 2020 ou 2200... o que será inventado e aprovado pela Igreja Católica Romana para aborrecer a Deus e enganar os fiéis?

Autor: Pastor Flávio da Cunha Guimarães

Bibliografia:

1 – Gráfico do Pastor Dilmo da Igreja Batista em Goiabeiras.

2 – BETTENSON, Henry. Documentos da Igreja Cristã. Tradução de Helmuth Alfredo Simon. 2ª Ed. São Paulo, ASTE, 1967, 370 p.

3 – BOYER, Orlando S. Pequena Enciclopédia Bíblica. 7ª Ed. Editora Vida, Miami Flórida USA, 665 p.

4 – GONGÁLEZ, Justo L. A Era Dos Mártires. Trad. de Key Yuasa. 1ª Edição. São Paulo, Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 1980, Volumes de 1 a 5.

5 – SENARCLENS, Jacques de. Herdeiros da Reforma. Tradução de A. Sapsezian. Edição? São Paulo, ASTE, 1970, 371 p.

6 - WALKER, Williston. História da Igreja Cristã. Tradução de D. Glênio Vergara dos Santos e N. Duval da Silva. 2ª Edição. Rio de Janeiro e São Paulo, JUERP / ASTE, 1980, 784 p.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os seus comentários e sugestões, são importante para nós, para que possamos melhor cada vez mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...