FAMÍLIA

COMO CONSTRUIR UM CASAMENTO FELIZ

Casamento, Relacionamentos e Felicidade, entre outras coisas, são construídos no decorrer da vida a dois. Desde criança os nossos pais deveriam nos ensinar como se ter e se construir uma vida feliz da maneira certa e correta a dois diante de Deus. Quanto a isso, poucos pais ensinam como se viver a vida feliz e bem-sucedidos dentro do casamento, porque eles, as vezes, não vivem uma vida feliz no relacionamento conjugal.

Felcidade é uma palavra que tem 10 letras e 5 sílabas, fácil de ser pronunciada e dificil de ser vivida na prática por muitos casais. Por que será? Porque a felicidade é desejada, é querida no sentido de querer e buscada por todos os seres humanos de maneira intensa, e principalmente pelos casais, mas poucos sabem realmente como ser felizes em seus casamentos. Pucos são os que vivem felizes em seus casamentos. Todos querem, mas o porquê são infelizes? Não basta só o querer é preciso saber como ser feliz.

Uma das razões o porquê são infelizes é porque aprendem de maneira errada através do meio que vivem, que nos ensina que para sermos felizes, Precisamos ter e acomularmos poder. Precisamos ter e acomularmos mais e mais bens materiais. Que é preciso conquistar fama, nome, status, seguidores nas redes sociais e fazer sucesso. Nos ensinam que é preciso impor o que quer sem levar em consideração o querer dos outros, o querer do cônjuge. É o tipo de pessoa que não cede em quese nada. Os outros é que têm que cederem. Preferem peder a pessoa amada do que perder o orgulho, a vaidade e o capricho. Pensam que é preciso impor o que gosta, impor a própria vontade sobre a vontade e os gostos do cônjuge sem levar em consideração o que o cônjuge gosta ou deixa de gostar. Com o passar do tempo descobrem, tarde demais as vezes, que isso não traz a felicidade, pelo conbtrário, contribui para a infelicidade. Tais atitudes esmagam e trituram o ego de quem amamos e por isso também a perdemos. Tais atitudes contribuem para uma infelicidade profunda porque anulam a personalidade da pessoa amada. Os que assim pensam estão envolvidos em ledo engano e que o digam.

A infelicidade se dá pelas escolhas erradas que fazemos em nossas vidas tambpem. As atitudes; o comportamento; como queremos viver; as companhias com quem vamos nos relacionar; com quem vamos dividir a vida, o cônjuge, para o resto da vida; o que queremos ser; que caráter e sentimentos queremos ter e cultivarmos em nossas vidas. Sentiemntos de amor ou de ódio? Precisamos saber que uma pessoa infeliz no casamento não será só ela infeliz, com certeza terão outras pessoas infelizes, principalmentes se o casamento se romper, tais como cônjuges, pais, filhos se tiverem, entre outros.

COMO CONSTRUIR UM CASAMENTO FELIZ?

Eis o segredo do ensino bíblico que fala de quais sentimentos devemos escolher e cultivarmos, em Gal. 5:22-23. Todos os que querem um casamento feliz devem buscar na Bíblia as orientaçõe; e as orientações, em Gal. 5:22-23, são sobre o fruto do Espírito Santo em nossas vidas. O fruto do Espírito número um em nossas vidas é o AMOR. Amor aqui é usada a palavra ÁGAPE para diferenciar de outras duas palavras: EROS e FILEU que também se referem ao amor, só que diferente tipo e intensidade de amor.

O Amor Eros fala do amor desejo e prazer sexual, erótico. Fala de paixão. É o tipo de amor que não é fruto do Espírito Santo de Deus, é fruto dos desejos da carne, portanto, não precisa ser buscado, já faz parte da natureza humana. Já o Amor Fileu, fala do amor amizade, consideração, respeito entre pais e filhos e vice-vera; entre irmãos de fé, amigos e etc. É o amor de intensidade menor. Esse amor deveria fazer parte da natureza humana, mas tem casos que só Deus na causa, pois é preciso, as vezes, a intervenção de Deus para amarmos ou sermos amados, ainda que seja por amizade, o amor de intensidade menor.

Mas queremos destacar o AMOR ÁGAPE para que o casamento seja plenamente feliz. O amor Ágape é o amor puro que vem do coração de Deus, o amor santo, o amor sacrificial, o amor que se doa porque visa o bem estar do outro e não o próprio. O que o Senhor Jesus Cristo fez e demonstriou na cruz por nós. Esse estilo de amor não faz parte da natureza humana em pecado, ele tem que ser introduzido no ser humano pelo Espírito de Deus e só é introduzido nos que são salvos. É fruto do Espírito Santo. O resultado desse amor é: Onde reina o amor ágape reina a paz, não só a paz exterior, mas principalmente a paz interior, a paz de espírito. Onde reina o amor ágape, reina a harmonias, reina o respeito, reina a união, a concórdia ainda que em determinados momentos haja desintendimentos ou discórdias. Onde reina o amor ágape reina o gozo que é o mesmo que alegria exulberante. Os cônjuges precisam ter momentos alegres, para isso precisam brincar, se divertirem e sairem. A Bíblia diz em Gen. 26:8 que Isaque brincava com Rebeca, sua esposa. Brincar não é aproveitar para lançar em rosto os defeitos e críticas. O bricar produz alegria, a alegria produz felicidade e a felicidade produz alegria. Onde reina o amor ágape reian a longanimidade e longanimidade é suportar a contrariedade, as adversidades em benefício de outrem. É ser generoso(a). Onde reina o amor ágape reian a benignidade que é ser bondoso(a), amável e de fácil relacionamento. Onde reina o amor ágape reian a mansidão. Em um mundo de tanta violência e predominado de pessoas iracundas, precisa demais de homens e mulheres mansos. Jesus diz em Mat. 5:5 que Bem-Aventurados são os mansos porque eles herdarão a terra. Em Mat. 11:29 diz que Jesus Cristo é manso, portanto, Ele é o nosso exemplo. Os cônjuges mansos herdarão os corações de seus parceiros ou parceiras. Onde reina o amor ágape reina a temperança que é o mesmo que ser moderado(a). Moderado(a) ao falar, ao agir e ao executar para não meter os pés pelas mãos.

Portanto, costruamos os nossos relacionamentos conjugais, se queremos ser felizes, com base nos ensinamentos da Palavra de Deus e não nos ensinamentos no meio em que vivemos; muito menos nos seriados e novelas de televisão que ensinam uma felicidade imediática e que termina tão rápida como o relâmpago risca o Céu.






A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA

Imagem extraída do Google

Disponível em: https://www.google.com/search?q=Imagem+de+família&newwindow=1&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved...

Acessada em: 16/05/2019

Mat. 1:18-25

A importância da família está em alguns fatos, sendo a base para o desenvolvimento físico, emocional, psicológico, moral e espiritual de cada cidadão. A família é a primeira instituição a existir na face da terra. Portanto, a família não é uma coisa banal, sem valor, má e imperfeita. O que há de mau e de imperfeição nas famílias, é produto do pecado, da falha de caráter e por causa da incredulidade dos agentes que a compõem, por falhas humanas e por falta de amor. A família é criação do Todo-Poderoso. A Bíblia diz em Gênesis 1:31 que: “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom tudo que o Senhor criou é bom”. O Senhor Deus havia criado a família no capítulo 1:26-27 de Gênesis. A família não é invenção dos homens, se o fosse daria tudo errado, mas de Deus. E porque é invenção de Deus tem tudo para dar certo. Aquelas famílias que não dão certo, não dão certo por causa do orgulho, do egoísmo, da incredulidade, dureza do coração dos homens e falta de amor verdadeiro e genuíno. A Família é formada de acasalamento entre homem e mulher. O que os homens tem inventado e que chamam de família é um amontoado de homem com homem e mulher com mulher, que nada mais é do que atentado contra a moral, o ideal e a santidade de Deus. Foi Ele quem constituiu e formou a primeira família. Adão, Ele criou do pó. Eva, Ele formou da matéria prima, já existente, a matéria adâmica. O homem não cria, ele imita, copia e apenas procria.

O Senhor Deus criou a primeira família porque o homem e a natureza não podiam criar, para que o ser humano não vivesse só, na solidão, sem diálogo e não tivesse com quem dividir sua vida, alegria, tristeza, vitórias, fracassos, felicidade, sonhos, emoções de sentimentos.

No seio da família é onde nos preparamos para a vida vitoriosa ou derrotada, de sucesso ou insucesso, de felicidade ou infelicidade, de alegria ou de tristeza; isso dependerá de estrutura física, econômica, emocional, moral e espiritual de cada família, o que vem depois escolas, faculdade e experiências no viver, acrescentará ou retirará o que foi acumulado na vivência em família. Se a base é o amor ou o ódio. É no seio da família onde iniciamos e podemos atingimos a plenitude, a maturidade emocional, sentimental, psicológica, a formação do caráter e a personalidade para todo a vida. É no seio da família onde aprendemos o bom ou o mau caráter, os bons ou os maus costumes, as boas ou as más maneiras. É no seio da família onde aprendemos a verbalizar as palavras bonitas, belas, construtivas e edificantes, ou as palavras chulas de xingamento, de desprezo e que demonstram ódio, rancor, revolta e ressentimentos. É no sei da família onde aprendemos a expressar os sentimentos de amor ou de ódio, de compaixão ou de desamor, de ternura ou de desprezo, de acolhimento ou de repulsas. É no seio da família que se pratica a primeira escola, não importando se a família tem boa cultura e bom conhecimento em estudos ou se é analfabeta, ela é a primeira escola de nossas vidas. Aprendemos ensinamentos para toda a vida. A importância da família está em que Deus Pai escolheu formar uma família sem vícios, sem maus costumes, sem mau caráter, sem prostituição, sem vícios e sem drogas, para se revelar ao mundo, em seu Filho Jesus, o que nos diz o texto de Mateus 1:18-25.

O Senhor Deus não quis que seu Filho nascesse em uma família prostituta, homossexual, beberrona, viciada em drogas, onde as mentiras predominavam. Ele providenciou o casamento de Maria com José, o que já estava encaminhado, pois eram já noivos, para que Jesus tivesse uma família bem estruturada nos moldes de Deus. E que família bem estruturada!

Se a família é projeto de Deus e para nós o é, ela deve projetar o que? Formação e não deformações! Lugar de bênção e não de maldição! Vivemos em uma sociedade em que as famílias, com as devidas exceções, estão formando monstros, violentos, incrédulos, materialistas, destruidores da imagem e semelhança de Deus, o que deveria ser sagrado no homem, mas não tem o devido valor, pois parece que estão preferindo identificar-se com o mal e não com o bem.

O Senhor Deus criou a família para ser lugar abençoado, para abençoar as vidas delas oriundas e aos que estão em suas adjacências. Sendo assim, vamos repensar os conceitos e estruturas de famílias! Vamos colocar nossas famílias nos trilhos da Palavra de Deus. Vamos colocar nossas famílias diante de Deus, em oração, e diante de sua Palavra inerrante que molda caráter e vidas para o Senhor.

Imagem extraída do Google

Disponível em: https://www.google.com/search?newwindow=1&biw=1366&bih=576&tbm=isch&sa=1&ei=gXPdXID1NOzc5gKahbKgAQ&q...

Acessada em: 16/05/2019

A sua família está sem estrutura moral e espiritual? Desajustada? Deteriorando? Creia que o Senhor Jesus pode mudar tudo, é só confiar e busca-lo de todo o coração. Nunca será tarde demais para fazer isso e ver o que o Senhor Deus é capaz de fazer em nossas vidas e de nossos familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os seus comentários e sugestões, são importante para nós, para que possamos melhor cada vez mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...